top of page

PUBLICAÇÕES

As carnes sintéticas como ferramentas de mudanças ou continuidade?

Atualizado: 3 de dez. de 2024

Elcio Costa do Nascimento


A produção em larga escala de proteína animal é um dos principais alvos das críticas à insustentabilidade da agropecuária moderna.


As carnes sintéticas têm sido apresentadas como uma nova panaceia científica, capaz de responder não apenas à crítica ambiental ao sistema agroalimentar, mas também aos movimentos que questionam o consumo de carne em função de sua associação a epidemias de saúde pública e às questões de bem-estar animal.


Os vultosos investimentos de grandes conglomerados financeiros neste tipo de produto corroboram entendimentos de que as carnes sintéticas já são uma realidade que impacta a dinâmica dos sistemas alimentares.


Mesmo assim, o futuro das carnes sintéticas ainda é incerto e depende não apenas de recursos financeiros que viabilizem sua produção em larga escala e com baixos custos, mas também das lutas narrativas acerca dos seus potenciais impactos ambientais, econômicos, sociais e culturais.


Tais lutas questionam os principais benefícios associados à substituição do consumo de carne convencional pela carne sintética, principalmente em relação aos reais impactos ambientais e na saúde do consumidor.


A série tem o apoio do Instituto Ibirapitanga e é ilustrada pela artista Manu Raupp.



Comments


logo_ufrgs_branco.png
icones (2)_edited.png
Logo claro.png

Av. Bento Gonçalves, 9500 – IFCH
Campus do Vale – Porto Alegre/RS Cep 91509-900

Contato: sopas.ufrgs@gmail.com

 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

©2022 SOPAS - Grupo de Pesquisa em Sociologia das Práticas Alimentares | UFRGS Porto Alegre/RS - Brasil
Este site foi desenvolvido com apoio de recursos do PROEX-CAPES - PPGS/UFRGS
Criado por Manu Raupp

bottom of page